1º Bimestre
1º Aula – 10/02
O professor
Leandro se apresentou, disse que vai lecionar a matéria de Currículo e também
de Projeto Integrador. Como primeiro
passo, pediu que formássemos duplas ou trios e que discutíssemos sobre “O que é currículo?” para saber qual o
nosso nível de conhecimento sobre essa matéria.
Após o intervalo, lemos nossas
anotações para a turma, muitos grupos falaram aquilo que muitos entendem sobre
currículo (sem ser matéria) e sim aquele currículo que contém todas as informações
pessoais e acadêmicas de um candidato que deseja trabalhar em alguma empresa.
Feito
por: Maraísa
2º Aula – 17/02
A aula foi sobre o Projeto Integrador, definimos os grupos e tivemos que escolher um tema para o Diário de campo. O professor também falou detalhadamente sobre os outros tópicos que deve conter no Blog como: Vídeo, Memorial, Auto-Avaliação, Textos Integradores e Pesquisas Extras (opcional).
Após o Intervalo ele mostrou alguns Blogs e vídeos de antigos alunos como exemplo. O objetivo do projeto é envolver com as tecnologias.
Feito por: Laila Cristina
3º Aula - 24/02
Na aula de hoje, o professor
Leandro começou falando da origem da meteria currículo e o principal teórico
Bobbitt, falou um pouco de tendências pedagógicas, pedagogia liberal e
progressista. Fez um pequeno resumo sobre história (Idade média e Idade
Moderna).
No segundo horário, o professor
corrigiu as 5 perguntas sobre o tema do diário de campo do Projeto Integrador.
Feito
por: Vanessa Shirley
4º Aula – 03/03
Feriado- Não houve aula devido ao
Carnaval.
5º Aula – 10/03
Após o
feriado de carnaval tivemos nosso 5º encontro, onde o professor aprofundou o
conteúdo relacionado as teorias de currículo e as tendência pedagógicas.
Aprendemos
sobre os principais teóricos de currículo Bobbitt, que defendia a tendência tradicional,
onde o professor erra o centro principal de tudo. Já Dewey defendia a tendência
progressivista tendo o aluno como o centro. E por fim Tyler, que defendia a
tendência tecnicista e que tinha o professor como centro do processo de
aprendizagem.
Também foi falado
sobre as diferenças entre Educação formal (escola) onde essa é sistemática e
intencional. Educação não- formal (Igreja) que por sua vez é menos sistemática e
intencional e a Educação informal, é aquele que tem uma aprendizagem sem
intenção alguma, por exemplo: Família, Bares e etc.
Feito
por: Claudia Vieira
6º Aula – 17/03
No início da
aula o professor fez um breve resumo da aula anterior para “refrescar a
memória”. Depois ele usou o data show para passar slides sobre o “conceito curriculares” na visão dos
teóricos Bobbitt, Dewey e Tyler.
Após o
intervalo, fizemos uma reflexão/analise sobre um curta de um dos filmes de
Charles Chaplin, quando as industrias começavam a produzir em grande escalas
através das maquinas a vapor que eram manuseada pelos homens muitas vezes por
trabalhos repetitivos.
Feito por: Laila Cristina
7º Aula - 24/03
Hoje no nosso sétimo encontro, o professor abordou os temas: Os componentes de currículo, o Projeto curricular e a formulação de objetivos concretos ou objetivos de aprendizagem. A cada aula podemos observar que currículo é um tema bastante diversificado e que não podemos defini-lo apenas com um conceito.
Após o intervalo, a turma fez uma atividade avaliativa sobre o texto "Teorias do currículo: O que é isto?".
Feito por: Claudia Vieira
8º Aula - 31/03
Hoje o professor continuou o mesmo conteúdo da última aula , componentes curricular parte 2 , ele começou falando sobre Taba e falou um pouco do que o deve conter o currículo para finalizar a parte 2. Iniciou a parte 3 e falou que o projeto curricular não deve recomendar um método de ensino determinado porque fere a autonomia didática do professor e falou dos três tipos de avaliação ( Classificatória/Somativa, Diagnóstica/Inicial e Formativa/Mediadora).
Após o intervalo fizemos uma atividade avaliativa, sobre o conceito de currículo e as teorias de currículo para Bobbitt, Dewey e Tyler.
Feito por: Vanessa Shirley
9º Aula - 07/04
Prova Bimestral
2º Semestre
10º Aula- 14/04
Inicio do Segundo Bimestre. Hoje a Turma estava ansiosa para saber o resultado da prova. O professor corrigiu as provas com turma em seguida elogiou a classe pelas notas e por ter conseguido retorno em relação as aulas ministradas. Parabéns para nós.No segundo momento iniciamos o conteúdo do segundo bimestre referindo aos fundamentos do currículo que tem que ser é multicultural que abrange os temas transversais.
Feito por: Claudia Vieira
11º Aula - 21/04
Feriado
12º Aula - 28/04
Hoje o professor fechou com a turma as datas das avaliações e apresentação do Portfólio Eletrônico. Deu sequência na matéria de Psicologia e Currículo. No segundo momento, passou um vídeo de um quadro do Fantástico chamado "conselho de classe", que mostra uma forma de Currículo diferente onde não existem turmas nem series e todos os alunos trabalham com todos os professores, desenvolvendo assim a autonomia dos alunos. Depois tivemos um momento reflexivo acerca desse modo de currículo.
Feito por: Laila Cristina
13º Aula - 05/05
Hoje o professor continuou o conteúdo da aula passada sobre Psicologia e Currículo, falou sobre Ausubel, aprendizagem significativa, sobre Vygotsky e seus níveis de desenvolvimento potencial , real e zona proximal. No segundo horário, ele explicou o fórum avaliativo e o sistema educacional fechado e aberto, desenhou a pirâmide educacional do DF.
Feito por: Vanessa Shirley
14º Aula - 12/05
Nesse encontro o professor retomou o conceito de currículo, partindo das teorias tradicionais e aprofundando sobre o currículo clássico (séc. XVI 1527). O Enfoque tecnocrático - teorias tradicionais e o Enfoque Progressista - Teorias críticas, pós- críticas , vem criticar o currículo Clássico.No segundo momento ele reforçou as datas das avaliações e apresentações do blog.
É o semestre está chegando ao fim!
Feito por: Cláudia Vieira
15º Aula - 19/05
Aula sobre teorias críticas para Bourdieu e Passeron, como funciona o aparelho ideológico e a tecnologia para se chegar a uma meta. O professor também comentou sobre as cotas de negros nas faculdades e como esse sistema pode ser falho, por darem mais prioridade as classes dominante.
No segundo horário foram as apresentações de todos os grupos.
Feito Por: Maraísa Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário